quinta-feira, 8 de maio de 2014

Jogos longos não são garantia de predominância aeróbica

     Costuma-se associar esportes que proporcionam partidas de longa duração com a predominância do sistema aeróbico na transferência de energia no corpo do atleta. A solicitação energética depende da intensidade e do volume do jogo durante a execução dos gestos esportivos, mas há que se observar as variáveis atentamente.
  A principal variável nesta análise é se a atividade é contínua ou intervalada. Sendo contínua, a complexidade metabólica é menor e mais simples de se identificar o sistema predominante. Nos esportes de caráter intervalado, torna-se mais difícil dissecar o recrutamento energético e aí entra a discussão proposta.
  Tomando o tênis como exemplo temos uma modalidade de complicada avaliação fisiológica. Trata-se de um desporto com pontos de curta duração, alta intensidade e com partidas de longa duração. Uma partida de alto rendimento pode durar mais de quatro horas! Presume-se então ser uma atividade de predomínio do recrutamento da via aeróbica, correto? Errado! Avaliações apressadas e superficiais levam a enganos desse tipo. Deve-se atentar para os detalhes dos dados.
    Embora uma partida dure horas, o tênis é um jogo intervalado no qual os intervalos, na maioria das vezes, duram mais que os pontos. No nível profissional, um ponto tem, em média, sete segundos no saibro e cinco na quadra rápida. A regra permite aos jogadores um intervalo de até 25 segundos entre os pontos. Qualquer atividade com relação exercício/repouso de 1/3 ou de 1/5 não pode ser caracterizada como predominantemente aeróbica. Contudo, o componente aeróbico se manifesta na recuperação entre os pontos, possibilitando que o atleta reinicie o jogo com bons padrões fisiológicos para desempenhar suas ações motoras. Um jogador com deficiências no condicionamento aeróbio acumula rapidamente o desgaste do esforço durante os pontos e cai de rendimento precocemente. 
  O condicionamento aeróbio é fundamental para que um tenista consiga realizar deslocamentos e golpes durante toda a partida de forma eficiente e eficaz, mas ele não precisa ter a capacidade de absorção de oxigênio de um maratonista. Aliás, nem a alcançará. Tênis e provas de longa duração são concorrentes, uma prejudica que a outra chegue a ápice de seu potencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário