quarta-feira, 14 de maio de 2014

Propriocepção - Reabilitação, prevenção e condicionamento


    A propriocepção ou cinestesia é também chamada de "sexto sentido", pois constitui um complexo sistema que envolve consciência corporal, percepção espacial, sistema vestibular além de diversos mecanismos de feedback neuromotor. Trocando em miúdos, é como um radar que informa ao cérebro a posição do corpo e das articulações sem que se faça uso exclusivo da visão ou do tato. Os responsáveis por esta leitura são receptores sensoriais chamados de proprioceptores, localizando-se dentro dos componentes articulares e no labirinto. Após a breve e sucinta descrição, vamos ao que interessa. Como este sistema atua no movimento e como influencia o desempenho esportivo.
    Apesar de pertencer ao estudo da neurofisiologia e possuir direta relação com o movimento, a propriocepção inicialmente foi alvo apenas da medicina e da fisioterapia. Contudo, nos últimos anos, diversos estudos têm demonstrado efeitos positivos da aplicação de estímulos proprioceptivos tanto na prevenção e redução do índice de lesões traumáticas, como na melhora do rendimento esportivo de atletas de variadas modalidades. Ao realizar o feedback de variações de ângulo, alongamento, compressão e pressão nas articulações para o cérebro, os proprioceptores desenvolvem a capacidade de coordenação e percepção neuromotora. Esta estimulação auxilia na recuperação de articulações lesionadas, "fortalece" os componentes articulares em que se posicionam os proprioceptores e induz melhoras na capacidade coordenativa do indivíduo.
    Os conceitos e movimentos antes utilizados apenas em sessões de cinesioterapia passaram a fazer parte de treinos preventivos e também de programas de condicionamento global e específico de atletas. Métodos como Core Training, Treinamento Funcional e Pilates lançam mão de exercícios que recrutam o sistema cinestésico, desenvolvendo a consciência corporal, força, agilidade, coordenação motora, flexibilidade e equilíbrio. Além da otimização do treinamento, tem se percebido recentemente que estímulos proprioceptivos tendem a "fortalecer" os componentes articulares de modo que, ao ocorrer um trauma, as articulações "fortalecidas" defendem o movimento lesivo. Esta defesa parece poder evitar uma lesão ou amenizar a gravidade da mesma. Portanto, trabalhar com ênfase na cinestesia promove melhoras esportivas e tende a defender as articulações de possíveis lesões traumáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário