quarta-feira, 28 de maio de 2014

Modismos - o que se vende X o que se compra

    A fórmula já é batida, mas segue fazendo sucesso entre consumidores do produto atividade física. Talvez por se tratar de um público leigo, talvez pela mentalidade consumista que pede novidades. Seja pelo motivo que for, repete-se ano após ano. Pega-se um conceito ou princípio básico, um punhado de movimentos e exercícios, utiliza-se alguns aparelhos novos e cria-se um novo e atraente nome (normalmente em inglês). Pronto! Agora é só fazer uma campanha de propaganda anunciando a última revolução em termos de atividade física, e tudo que existia antes se torna obsoleto instantaneamente. Uma legião de ávidos pelo corpo perfeito ou pela fórmula mágica da juventude irá migrar para o novo modismo que promete, quase sempre, resultados melhores e mais rápidos que qualquer método existente! A propaganda em geral é eficiente, mas será que compra-se gato por lebre?
    A resposta remete a longo debate, portanto vou me ater ao que considero as questões principais. Primeiro é importante destacar que qualquer movimento que incentive a prática de atividades físicas deve ser visto como algo positivo. Dito isto, penso que aulas e atividades coletivas possuem uma variável fundamental que já abordei antes. Motivação. Contudo, o esporte se tornou uma ciência há pelo menos duas décadas e não se pode admitir que seus profissionais sejam meros animadores de platéia. É então que chega-se ao ponto negativo dos modismos. Pondo o item diversão e entretenimento à frente dos outros, acarreta-se prejuízo à qualidade técnica e científica do programa de treinamento. 
  O imediatismo buscado ao ingressar na última moda do mundo fitness, contrasta com a mentalidade a longo prazo que se deve ter ao adicionar novos hábitos à rotina. A continuidade e a progressão pedagógica do programa de exercícios têm como consequência resultados consistentes e duradouros, baseando suas ações nos princípios do treinamento desportivo e na periodização do mesmo. Não há nada de errado em ter um atleta como referência, mas tenha em mente que o corpo de um profissional do esporte é resultado de anos dedicados à prática esportiva sistemática. Muitos amadores se tornam atletas após iniciarem um programa de treinos, mas isso se dá gradualmente e como consequência natural da adição de atividades físicas na rotina de afazeres diários. 
    Uma vez iniciado o processo de aquisição de hábitos esportivos, toma-se consciência do próprio corpo e de seus limites assim como adquiri-se níveis mais altos de condicionamento físico global, habilitando o indivíduo a participar de quaisquer atividades sem restrições. Inclusive os modismos.
    Portanto, entenda que os princípios que norteiam os programas de treinos atuais foram criados há mais de cinco décadas. Não há fórmula mágica, nem milagres. Se algum sistema ou programa de atividades físicas prometer um dos dois, duvide. Procure saber que critérios fundamentam a proposta que for oferecida. Estar sedentário há anos não é o fim do mundo, mas tenha em mente que a paciência necessária é proporcional ao prejuízo acumulado nos anos de inércia. Qualidade de vida, saúde e estética corporal são resultados obtidos naturalmente ao incluir novos hábitos saudáveis em sua rotina. E trate estes hábitos como inegociáveis! 

2 comentários:

  1. Muito bem escrito Eduardo.
    Parabens directamente de Portugal!
    Um ab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Grato pelo elogio e satisfeito por ter agradado. Pena não saber a quem agradecer! Agradeço então aos portugueses que seguem o blog.
      Abraços!

      Excluir